Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Servidores da Assistência Social participam de capacitação

  • Foto: Arte
    Descrição da foto
Publicada em: 10 de novembro de 2021 - 11h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Arte

A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, por intermédio do Programa Semas Capacita, está promovendo mais um curso para os servidores, dessa vez com o tema “Medida Socioeducativa – Educar para não punir”.  A capacitação é voltada para os servidores que atuam na Rede Municipal de Assistência Social

Promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio da Medida Socioeducativa – MSE, o curso é on-line, tem 90 horas de duração e emissão de certificado. A capacitação está organizada em três módulos: Trajetória e evolução das MSEs; A Medida na prática; Emoções – O essencial é invisível aos olhos.

O objetivo do curso é contribuir para capacitação de técnicos e outros profissionais das políticas sociais voltadas ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE), mais especificamente àquelas classificadas como de meio aberto executadas no âmbito da Assistência Social.

Estão participando do curso profissionais da assistência social, conselheiros,  orientadores sociais, equipe técnica, diretores das unidades e demais interessados que trabalhem com MSE na Assistência Social de Rio das Ostras.

Durante a capacitação, os participantes aprenderão a respeito de dois tipos de medidas: a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviços Comunitários (PSC), ambas aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei. O curso terá ainda exercícios práticos, reflexões e estudo de caso inspirado em história real.

Os tutores do curso são Giselly Leão, Iatiara Pitanga, Marilena Sardinha, Roberta Santa Cruz e Terezinha de Jesus Fernandes, respectivamente, diretora e técnicas pedagoga, assistente social, jurídica e psicóloga da Medida Socioeducativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Pesquisa no Portal