Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Servidores participam de encontro sobre saúde

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Representantes da Vigilância em Saúde estiveram em Cabo Frio para alinhar Capacitação sobre Transtornos Mentais no Trabalho
Publicada em: 14 de junho de 2019 - 18h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Representantes da Vigilância em Saúde estiveram em Cabo Frio para alinhar Capacitação sobre Transtornos Mentais no Trabalho Foto: Divulgação

Mais um tema importante será destacado em capacitação para servidores da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras. Esta semana, representantes do órgão participaram de um encontro no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, em Cabo Frio, para alinhar procedimentos de notificação com foco em notificações de transtornos mentais. Além do Cerest, a reunião também contou com representantes do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Baixada Litorânea.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Valnete Freitas, a capacitação sobre a importância da notificação de transtorno mental relacionado ao trabalho é fundamental para ações da Vigilância e que este cenário norteará as equipes de Saúde Mental e de Atenção Básica para compartilharem casos e constituírem coletivamente estratégias para a abordagem de problemas e reabilitação psicossocial.

“O tema é considerado importante no contexto nacional com relação ao adoecimento mental referente ao trabalho. O Ministério da Saúde está empenhado nisso e o Município precisa acompanhar essa adequação e entendimento para passar aos profissionais da Saúde e Educação de forma ampla como proceder e cuidar das pessoas que passam por essa situação, tendo em vista que o transtorno mental é a terceira causa de afastamento do trabalho”, ressaltou Valnete.

CAPACITAÇÃO – A Capacitação sobre Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho será realizada no dia 18 de julho, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em Extensão do Bosque. Farão parte do público-alvo a Rede de Saúde Mental, coordenadores e/ou administradores de hospitais, profissionais da Saúde da Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família (ESF), professores e diretores de escolas e profissionais do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor.

Representando o Departamento de Vigilância Sanitária e Fiscalização de Rio das Ostras (componente da Coordenadoria de Vigilância em Saúde), participaram do encontro do Cerest em Cabo Frio a chefe de Divisão da Saúde do Trabalhador, Lucymara Ouriques e a engenheira do Trabalho Aline Ventura.

Pesquisa no Portal