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Servidores do PROCON de Rio das Ostras participam de Curso de Qualificação no PROCON do Rio de Janeiro

Publicada em: 31 de outubro de 2012 - 10h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Mesmo com o pouco tempo de funcionamento, o Procon de Rio das Ostras já registra uma grande demanda diária, o que incita a busca incessante de formas que melhor atendam ao consumidor, sendo certo que a tendência é o aumento vertiginoso das reclamações oriundas das relações de consumo, seja pelo aumento da capacidade econômica dos cidadãos, pelo crescimento populacional experimentado pelo município, ou mesmo pelo próprio desconhecimento dos fornecedores dos deveres inerentes a sua atividade.

O PROCON de Rio das Ostras preocupado com este panorama, não se limitou a se instalar no Centro de Cidadania, mas, principalmente, busca incessantemente se aperfeiçoar no que tange ao atendimento do consumidor.

Uma das ferramentas que o PROCON de Rio das Ostras dispõe para incentivar as empresas a solucionarem os problemas dos consumidores é a negativação das empresas faltosas junto ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SINDEC, programa online, diretamente ligado ao Ministério da Justiça, que forma um cadastro nacional das empresas que não prestam um serviço de qualidade ou não fornecem produtos respeitando as normas do código de defesa do consumidor.

Merece destaque o fato de que o PROCON de Rio das Ostras, inaugurado há 04 (quatro) meses, é pioneiro em implementar integralmente o SINDEC em um período tão curto de tempo, uma vez que o PROCON de outros Municípios levam mais tempo para fazê-lo.

Muito embora existam sedes do Procon instaladas em diversos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas em 7 (sete), incluindo-se o de Rio das Ostras, há a devida integração dos dados obtidos nas reclamações ao Sistema Nacional que é gerido pelo Ministério da Justiça, o que origina estatísticas que ranqueiam os comerciantes e fornecedores, lhes qualificando como bons e maus fornecedores de produtos e serviços.

Neste mês de outubro todos os servidores lotados na Subsecretaria Adjunta de Defesa do Consumidor de Rio das Ostras, receberam curso junto ao Procon do Rio de Janeiro, onde foram treinados e capacitados para manusear o sistema SINDEC.

Nesta oportunidade foram expostas as mais diversas formas de integrar as informações trazidas pelos consumidores ao sistema, visando celeridade na tramitação dos processos, e a eficácia na solução das demandas, proporcionando agilidade ao procedimento, e por consequência as respostas desejadas pelos consumidores.
Com estas medidas o PROCON de Rio das Ostras vem avançando e obtendo uma resposta positiva dos consumidores, que vem aprovando suas medidas e qualificando positivamente os serviços prestados à comunidade.

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