Servidores participam de “aulão” de ginástica laboral que deu início ao Projeto Ergonomia
Publicada em: 7 de outubro de 2013 - 08h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, deu início oficial ao Projeto Ergonomia na sexta-feira, 4 de outubro. Uma sessão especial de ginástica laboral realizada no hall da Prefeitura, com a participação de servidores de diferentes secretarias, marcou o começo das atividades voltadas para prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (Lers) e outras doenças ocupacionais.
“Com essa aula coletiva, reunindo várias secretarias, estamos colocando em prática a gestão integrada de ações. O nosso Projeto Ergonomia possibilita a união de diferentes setores para promover o bem-estar do servidor”, afirmou a médica Maria Christina Menezes, subsecretária de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho.
Prova dessa união foi a participação dos secretários de Administração e Modernização da Gestão Pública, Elói Dutra dos Reis, e de Comunicação Social, Osmar Soares, além de representantes do Esporte, Educação, Saúde, Obras, Planejamento, Segurança Pública e Procuradoria, entre outras pastas da Prefeitura, no “aulão” ministrado por professores de Educação Física.
SERVIDORES APROVAM – Quem participou da ginástica laboral aprovou a iniciativa. Este foi o caso de Lúcia Cristina Vitória da Silva, merendeira concursada há 9 anos que atualmente trabalha na Administração. “Fico muito tempo sentada, na recepção ao público, e, como tenho diabetes, preciso me movimentar. Gostei muito de saber que teremos essa atividade”, comemora.
A auxiliar de serviços gerais Marli de Souza, servidora há 14 anos, também ficou feliz com a iniciativa. “Vamos ter mais saúde e mais disposição no dia a dia com a prática da ginástica laboral”, afirma Marli.
PROJETO COMEÇA – O Projeto Ergonomia começa com visita aos departamentos para fazer as adaptações necessárias nos mobiliários. Inicialmente, uma vez por semana, às quartas-feiras, das 9h às 17h, professores de Educação Física vão visitar as salas da sede da Prefeitura para realizar uma aula de ginástica laboral.
“A adaptação já vai ocasionar maior conforto aos servidores. Com a ginástica laboral, vamos prevenir problemas de saúde e recuperar quando for preciso. Os casos mais sérios serão orientados a procurar a rede médica”, explica a fisioterapeuta Cláudia Dias, coordenadora do Projeto Ergonomia.
OUTUBRO ROSA – Muitos servidores usaram camisas e laços na cor rosa para marcar a adesão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama realizada durante o mês de outubro. A subsecretária Maria Christina Menezes reforçou a importância das mulheres realizarem exames para o diagnóstico precoce e lembrou que em novembro a Prefeitura vai aderir ao Novembro Azul, campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.