O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Município é destaque em evento de educação inclusiva

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Gisele Costa apresentou o trabalho sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) mediada por Recursos Educacionais Abertos.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipe multiprofissional da Educação participou do evento.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Zuleika Zanuzzio apresentou o trabalho sobre acessibilidade comunicativa em Rio das Ostras.
Publicada em: 15 de setembro de 2025 - 14h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Gisele Costa apresentou o trabalho sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) mediada por Recursos Educacionais Abertos. Foto: Divulgação
Equipe multiprofissional da Educação participou do evento. Foto: Divulgação
Zuleika Zanuzzio apresentou o trabalho sobre acessibilidade comunicativa em Rio das Ostras. Foto: Divulgação

Participação coloca a Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras em destaque no fortalecimento da inclusão escolar

Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Rio das Ostras integraram a programação do 10° Congresso Brasileiro de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). As servidoras Zuleika Zanuzzio e Gisele Costa apresentaram projetos relacionados à educação e à acessibilidade, colocando o Município em destaque no fortalecimento da inclusão escolar.

Realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, o Congresso é um evento científico de referência sobre o tema. A iniciativa teve por objetivo o fortalecimento de redes e o avanço das políticas públicas, além de ampliar o debate sobre o direito à comunicação de pessoas com impedimentos significativos de fala.

A professora Zuleika apresentou o trabalho sobre acessibilidade comunicativa em Rio das Ostras. A produção abordou a instalação da primeira placa CAA no Município, por meio do trabalho desenvolvido pela servidora. O equipamento está localizado na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com a proposta de tornar os espaços públicos mais inclusivos e democráticos.

Já a professora Gisele Costa apresentou o trabalho sobre formação em Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) mediada por Recursos Educacionais Abertos. O método combina o uso de tecnologias e materiais de ensino de acesso livre e adaptáveis com estratégias de comunicação não-verbal para indivíduos com dificuldades de fala.

As professoras fazem parte da equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Também participaram do evento os fonoaudiólogos da Rede Municipal de Ensino e a coordenadora de Educação Inclusiva, Luana Soares.

Pesquisa no Portal