Teatro Popular amplia público em 120% e lança novos projetos

• Foto: Allexandre Costa
    Espetáculos infantis apresentados no Teatro Popular ajudam a formar plateia
  • Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 13 de Fevereiro de 2020 - 16h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Fundação Rio das Ostras de Cultura vem cumprindo a sua missão de democratizar o acesso de moradores e visitantes ao Teatro Popular e de formar plateia. Em entrevista ao Papo Digital, podcast veiculado semanalmente no Portal da Prefeitura (www.riodasostras.rj.gov.br), Cristiane Régis, presidente da Fundação, falou sobre crescimento do público e dos novos projetos do Teatro Popular.

“Aumentamos a plateia em 120% com relação ao ano anterior e alcançamos mais de 26 mil pessoas em 2019. Conseguimos fazer com que o artista local tivesse o seu espaço e, ao mesmo tempo, recebemos espetáculos do Rio de Janeiro e São Paulo”, destacou Cristiane ao longo da entrevista.

NOVOS PROJETOS – Segundo a presidente da autarquia, um dos projetos que ajuda a aumentar o público do Teatro Popular é o Soul da Casa. A iniciativa consiste em shows semanais, todas as quintas-feiras, com talentos da Cidade. “É um grande sonho de muitos músicos daqui ter um dia de estrela, com palco, camarim, som, iluminação e plateia. Além disso, para o público, é uma oportunidade de escutar estilos bem diversificados”, analisou Cristiane.

Um novo projeto, a Visita Guiada ao Teatro, começa em março e foi lembrado pela presidente da Fundação de Cultura na entrevista. O público será composto especialmente por estudantes das redes pública e particular de Ensino que vão conhecer o espaço e os bastidores, sempre às quartas-feiras. O agendamento já começou e pode ser feito pelo telefone 2764-7676.

PRODUTORES BENEFICIADOS – A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura lembrou que a plateia é beneficiada com a variedade e qualidade dos espetáculos. Mas enfatizou que também os artistas se beneficiam ao levar suas produções para esse palco, já que os custos são muito pequenos.

“Cobramos do produtor apenas 10% da bilheteria arrecadada. Um espetáculo que vende R$ 1 mil reais de ingressos, por exemplo, repassa R$ 100 como contrapartida para todo suporte que oferecemos, como bilheteria, técnicos de som e iluminação”, explicou.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Para incentivar que todos possam ir ao Teatro Popular, Cristiane contou que são sempre distribuídos e sorteados ingressos nas redes sociais da Fundação de Cultura. A programação de sexta-feira a domingo é definida em audiências públicas realizadas a cada três meses.

“A audiência pública é uma forma democrática de dar acesso a todos os artistas ao Teatro, proporcionando também uma diversidade maior para a plateia”, afirmou Cristiane. Ela explicou ainda que muitas peças infantis fazem parte dessa programação, formando as futuras gerações como público consumidor de cultura.

FORMAÇÃO DE PLATEIA – Cristiane sublinhou a importância da proximidade de outra unidade gerenciada pela Fundação de Cultura, o Centro de Formação Artística, com o Teatro Popular. Alunos de música, dança e teatro do Centro de Formação costumam não apenas se apresentar naquele palco como a compor a plateia de muitos espetáculos.

“Algumas pessoas têm receio de frequentar o teatro por que consideram que é algo para a elite. Muito pelo contrário. O teatro foi feito para a população. Ir ao teatro é algo mágico. Sempre que você vai ao teatro, sai com uma esperança renovada, com uma alegria”, concluiu Cristiane no final da entrevista.

Para ser informado da programação do Teatro, basta acompanhar o Portal e o Facebook da Prefeitura e também as redes sociais da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Outra opção é participar da Linha de Transmissão do WhatsApp, bastando para isso enviar a mensagem #souCultura para o número (22) 99826-5661.

Eventos e espetáculos realizados no Teatro Popular alcançaram uma grande plateia Foto: Allexandre Costa
Espetáculos infantis apresentados no Teatro Popular ajudam a formar plateia Foto: Allexandre Costa
A presidente da Fundação de Cultura falou sobre os novos projetos do Teatro Popular Foto: Jorge Ronald