“Têmpora” leva reflexões ao teatro e promove a acessibilidade
Publicada em: 2 de julho de 2025 - 16h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAncestralidade, relações familiares e o eterno ciclo da vida são temas abordados em “Têmpora”, espetáculo com apresentação única e gratuita neste domingo, dia 6, às 19h, no Teatro Municipal Joel Barcellos. A sessão tem acessibilidade para pessoas com diferentes deficiências. Nessa mesma data, a equipe da peça oferece duas oficinas gratuitas: “Iniciação à Dança Afro” e “Interpretação Cênica a partir da Corporeidade Negra”.
Em “Têmpora”, a plateia acompanha a convivência de três irmãos — uma cientista, um filósofo e um terapeuta holístico em um momento delicado. Enquanto a mãe está com quadro avançado de Alzheimer em um dos quartos, a esposa da cientista começa a dar à luz em outro cômodo. Tudo isso na companhia de Orixá do Tempo, Iroko, simbolizando ancestralidade e continuidade, que traz a sabedoria de provérbios africanos.
Com direção, texto e idealização de Simone Kalil, a peça foi contemplada no edital PNAB – Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. No elenco estão os atores Diogo Nunes, Jefferson Almeida, Jéssica Freitas e Perola Acioly.
ACESSIBILIDADE – O projeto é acessível às pessoas com deficiência, oferecendo tradução simultânea em Libras, espaços adaptados para cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida e abafadores para quem tem hipersensibilidade auditiva. Haverá ainda um espaço de acolhimento à disposição de pessoas neurodivergentes. Já as pessoas cegas ou com baixa visão são convidadas a entrar no teatro 40 minutos antes para que possam tocar a cenografia e o rosto do elenco.
OFICINAS – As duas oficinas gratuitas serão realizadas no domingo, dia 6 de julho, no Centro de Formação Artística de Música Dança e Teatro (Praça José Pereira Câmara, s/nº – Centro). A oficina “Dança Afro para Iniciantes”, com Jéssica Freitas, acontece das 9h às 11h, é aberta para o público em geral. Já a oficina “Interpretação Cênica a partir da Corporeidade Negra”, com Diogo Nunes, das 11h15 às 13h15, é voltada para atores, atrizes e estudantes de teatro. Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAj7oG6Hd7nutpclgAO_rrwQ9A8q7ObTncoFAWyNSmN2Ta5w/viewform.
SERVIÇO:
Têmpora – peça teatral
Data: Domingo, 6 de julho
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Joel Barcellos
Entrada Gratuita com retirada de ingressos via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/tempora-em-rio-das-ostras/3016503
