O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Trilha sensorial no Parque Municipal recebe moradores

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 20 de outubro de 2014 - 13h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Parque Municipal foi palco, nesta sexta-feira, dia 17, de uma Trilha Sensorial. A iniciativa integrou a programação da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ofereceu à população, de 9 a 19 de outubro, atividades focadas em Ciência e Pesquisa em diversos pontos da cidade.

Rhuana Barreto Moreira, 18 anos, que estuda na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, fez com sucesso o percurso destinado aos portadores de deficiência visual. “Consegui reconhecer diversas plantas pelo cheiro. E, com os pés, pude sentir vários tipos de materiais, como folhas secas, britas, areia de praia e de restinga e até terra para construções”, ressaltou.

“Achei muito interessante o passeio. Identifiquei algumas plantas pela textura. Esta é a primeira vez que participo de uma trilha sensorial”, destacou Victória Lefane Vasconcellos, 12 anos, que participou do passeio ao lado da amiga Gabriela Neves. A jovem está matriculada na Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, onde aprendeu a ler e escrever em braile no ano passado, com a ajuda das professoras Túlia Cristina de Assunção Fernandes e Celma Duarte.

“Essa trilha dá a oportunidade de inclusão social para nossos deficientes visuais. A Rhuana e a Victória usaram sua sensibilidade para percorrer o caminho. Elas sentiram o cheiro e o tato de diferentes espécies de plantas. Utilizaram a sensibilidade das mãos e pés para sentir o percurso. Isso é maravilhoso”, avaliou a professora Celma.

PLANTAS MEDICINAIS – Durante o percurso da trilha, Leandro Lima, Técnico Agrícola da Secretaria de Ambiente, explicou aos participantes as características das plantas medicinais do Parque Municipal. O técnico deu dicas de plantas que combatem diversas doenças e até brotoejas e infestações de piolhos. “A artemísia ajuda a eliminar piolhos e lêndeas. Funciona de verdade”, explicou o técnico.

Os visitantes da trilha também conheceram a estufa de plantas de paisagismo do Parque Municipal, que apresenta inúmeras espécies que ajudam a reurbanizar as ruas, parques e praças do Município e também são doadas à população.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal