Unidade de Dor Torácica em Rio das Ostras salva vidas de pacientes cardíacos
Publicada em: 15 de Março de 2007 - 11h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCom equipe especializada, a UDT atende cerca de 12 pessoas por dia
Com apenas três meses de criação, a Unidade de Dor Torácica (UDT) de Rio das Ostras, a única do interior do Estado, mudou a rotina do atendimento de emergência no município. A UDT recebe hoje uma média de 12 pacientes por dia, que chegam ao Pronto-Socorro com dores no peito. Na Unidade, equipes especializadas e aparelhos modernos permitem um diagnóstico detalhado do paciente, obtendo sucesso na reversão dos casos graves, com risco de morte.
“É espetacular o atendimento. As instalações são muito modernas, bem diferente de todos os locais onde já fui atendido. É um serviço diferenciado”, diz o aposentado Carlos da Mota. Com 58 anos, Carlos chegou à emergência com dores no peito e foi imediatamente conduzido à UDT. Com diabetes e hipertensão, o paciente não poderia ser liberado sem a correta definição do seu estado.
O caso do aposentado é um exemplo da rotina da UDT. Ao dar entrada, o paciente foi logo submetido a exame de sangue e ecocardiograma. Medicado, ficou sob os cuidados da equipe, com acompanhamento contínuo e realização de novos exames em série durante as primeiras horas.
“Em Rio das Ostras quem tem doenças graves tem mais oportunidades de atendimento. A UDT é um serviço muito útil para a população, não só por toda essa aparelhagem, mas principalmente pela atenção da equipe, que fica 24 horas conosco”, destaca Carlos da Mota.
A UDT reúne equipamentos de última geração, como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, entre outros, para o rápido diagnóstico do doente, podendo se antecipar ao infarto. No caso de pacientes com paradas cardíacas, a UDT dispõe de cardioversores, equipamentos que permitem a reversão do quadro de infarto. O grande diferencial é a qualificação dos profissionais. Para tanto, a Secretaria de Saúde investe em treinamento das equipes e contratou especialistas para o serviço.