V Fórum de Turismo vai eleger novos conselheiros
Publicada em: 8 de outubro de 2025 - 10h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento será realizado, no dia 15, a partir das 13h, no Teatro Municipal Joel Barcellos
Rio das Ostras se prepara para realizar o V Fórum Municipal de Turismo, que vai eleger os novos representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para o biênio 2026–2027. Com a presença de autoridades e membros da comunidade turística, o evento acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 13h, no Teatro Municipal Joel Barcellos, localizado no Centro da Cidade.
Além da eleição dos candidatos, o Fórum contará com a palestra “Turismo Inovador: Estratégias e Experiências para Fortalecer Destinos”, ministrada por Wania Maria da Silva Pacheco Monnerat, consultora do Sebrae, que deverá enriquecer as discussões e inspirar novas ideias para o futuro do setor no Município.
O Comtur é um órgão de caráter tripartite, composto por representantes dos setores empresarial, social e público. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro, destaca a importância da participação ativa de todos os envolvidos na indústria do turismo durante a eleição dos novos conselheiros.
“Estamos preparando um Fórum que oportunize aos diversos segmentos do trade turístico participar ativamente da escolha dos representantes e contribuir para o fortalecimento do setor. O V Fórum promete ser um evento importante para a comunidade turística local, consolidando a participação democrática e o comprometimento de todos com o desenvolvimento do Turismo na Região”, destacou o secretário.
Para garantir a participação no evento, os representantes de associações ou Pessoas Jurídicas devem apresentar o Cartão de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) no ato do credenciamento, que ocorrerá impreterivelmente das 13h às 14h.
Já os representantes Pessoa Física devem apresentar comprovante de residência em seu nome ou declaração de residência, acompanhada da Carteira de Identidade e de uma conta de consumo em nome do declarante, emitida há, no máximo, 90 dias.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Turismo pelos telefones (22) 2771-6425 / 2771-6430.
PROGRAMAÇÃO
13h às 14h – Credenciamento
14h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do Fórum
14h30 – Abertura e formação da Mesa de Autoridades
15h – Apresentação cultural
15h10 – Turismo Inovador: Estratégias e Experiências para Fortalecer Destinos – palestrante: Wania Maria da Silva Pacheco Monnerat, consultora do Sebrae
16h – Apresentação dos candidatos a conselheiros dos setores empresarial e social.
16h30 – Coffee break
17h – Eleição
18h30 – Encerramento