Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Cães e gatos poderão ser vacinados a partir do dia 3 de outubro

  • Foto:
    Descrição da foto
Publicada em: 17 de setembro de 2020 - 11h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Profissionais da Saúde de Rio das Ostras se preparam para mais uma ação importante, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Município realizará a vacinação de cães e gatos no período de 3 de outubro a 28 de novembro. Como foi determinado pelo Governo do Estado, os municípios do Rio de Janeiro podem fazer a campanha entre setembro e dezembro de 2020, de acordo com a Estratégia de Ação elaborada por cada um.

De acordo com o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Rio das Ostras, a vacinação acontecerá todos os sábados dentro deste período, das 8h às 17h, em Unidades de Saúde e escolas municipais. Nas localidades mais distantes também haverá unidades volantes para vacinação dos animais.

Este ano não haverá o Dia D de vacinação, justamente para evitar o deslocamento de um contingente maior de pessoas e assim não ocorrer grandes aglomerações. Então, as equipes de Saúde vão trabalhar cada sábado em uma área. A população não precisará se deslocar para outras localidades. É só ficar atenta aos dias determinados para vacinação em sua localidade. Todos serão atendidos, conforme determinações do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

A vacinação é destinada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Os profissionais da Saúde estão organizando tudo em cumprimento às medidas de prevenção contra a Covid-19. Nas unidades, será disponibilizado álcool em gel e as filas organizadas respeitando distanciamento. É importante frisar que os donos de animais só serão atendidos se tiverem usando máscaras.

DOENÇA – A vacinação antirrábica combate a raiva, uma doença grave causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos. É uma zoonose fatal em quase 100% dos casos. A raiva não tem cura estabelecida e a única forma de prevenção é por meio da vacina.

Qualquer mamífero pode ser infectado e transmitir a raiva. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Portanto, cães e gatos exercem um importante papel na transmissão da raiva urbana por sua convivência com humanos.

CALENDÁRIO COM DIAS, LOCALIDADES E LOCAIS DE VACINAÇÃO

OUTUBRO

DIA 3

Rocha Leão – PS Rocha Leão
Unidades Volantes – Assentamento Sem Terra/ Vila Verde/ Jd. Patrícia/ Maria Turry e Fazenda Palmeiras
Mar do Norte – PS Mar do Norte
Cantagalo – PS Cantagalo

DIA 10
Nova Esperança – PS D. Ediméia/ PS Nova Esperança
Liberdade – E.M. Elson Pinheiro
Parque Zabulão – E.M Francisco de Assis Medeiros
Boca da Barra – ESF Boca da Barra

DIA 17
Cantagalo – Unidades Volantes (carros)

DIA 24
Loteamento Atlântico – E.M R. Atlântica
Jardim Marileá – ESF Jd. Mariléa
Costazul – Camping Costazul/ E.M José P. Martins/ E.M Ary Gomes

DIA 31
Âncora – ESF Âncora/ ESF Clínica da Família/ E.M Simar Machado/ E.M Dilson Dórea e Estratégia de Saúde da Família – ESF Cláudio Ribeiro
Reduto da Paz – E.M Alberto Jorge

NOVEMBRO

DIA 7
Nova Cidade – Centro de Saúde Nova Cidade/ Campo do Mocinho
Gelson Apicelo – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes – APAD
São Cristóvão – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – IMERO

DIA 14
Extensão do Bosque – Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras
Recanto – ESF Recanto
Operário – ESF Operário

DIA 21
Extensão Serramar – E.M Alzir Davi Pereira
Jardim Campomar – E.M Maria Teixeira
Cidade Beira Mar – Coordenadoria de Controle de Gestão, Avaliação e Auditoria – COGA e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul (Rua Goiás)

DIA 28
Cidade Praiana – ESF Cidade Praiana/ E.M Cidade Praiana/ Campo de Futebol Santa Catarina
Jardim Miramar – Espaço Jardim Miramar (Alameda Campomar n° 01, próximo à patrulha)
Palmital – E.M Maria da Penha

Pesquisa no Portal