O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Vigilância interdita depósito com fabricação ilegal de gelo

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A área não apresentava condições para fabricação de gelo
Publicada em: 9 de outubro de 2025 - 16h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A área não apresentava condições para fabricação de gelo Foto: Divulgação

Durante a operação para identificação de bebidas adulteradas realizada em Rio das Ostras na quarta-feira, 8, a equipe da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, interditou um depósito, localizado em Costazul, que fabricava gelo de forma ilegal, sem nenhuma autorização das autoridades competentes e sem as condições sanitárias satisfatórias.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, as fábricas de gelo clandestinas representam risco à saúde devido à falta de higiene, uso de água contaminada e condições precárias de trabalho, além de riscos de acidentes com substâncias químicas.

“As empresas e fábricas precisam, em primeiro lugar, ter o devido Cnae – Classificação Nacional das Atividades Econômicas – para atuar como fábrica de gelo. Ao operar sem as devidas licenças, as fábricas clandestinas estão sujeitas à interdição. A operação clandestina ignora as normas sanitárias e legais que garantem a segurança do gelo e a qualidade do ambiente de produção, o que pode colocar em risco a saúde dos consumidores”, declarou a coordenadora.

RISCOS – Os principais riscos na fabricação de gelo são a contaminação biológica (por bactérias, vírus e protozoários) e química (por resíduos de limpeza e pesticidas) por higiene inadequada e falta de manutenção, que podem transmitir doenças. Há também riscos ocupacionais aos trabalhadores, como lesões por esforço físico e exposição a produtos tóxicos, como a amônia usada em sistemas de refrigeração.

As equipes de fiscalização continuam fazendo operações que têm como objetivo proteger a saúde da população riostrense.

É importante ressaltar que os depósitos que contenham máquinas de gelo em funcionamento devem se legalizar ou parar de produzir, sob pena de interdição.

 

Pesquisa no Portal