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Vigilância Sanitária conscientiza sobre Segurança do Paciente

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    Bióloga e fiscal da Vigilância Sanitária inspecionam Laboratório de Análises em Rio das Ostras.
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    As equipes avaliam as práticas de Biossegurança durante as vistorias.
Publicada em: 28 de setembro de 2021 - 15h33 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Bióloga e fiscal da Vigilância Sanitária inspecionam Laboratório de Análises em Rio das Ostras. Foto: Divulgação
As equipes avaliam as práticas de Biossegurança durante as vistorias. Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, realizou ao longo do mês uma campanha de sensibilização sobre Segurança do Paciente. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de participar de seus próprios cuidados de Saúde e do autocuidado.

Durante setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente, no dia 17, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal intensificaram o trabalho de rotina de monitoramento nas clínicas, consultórios, laboratórios, serviços farmacêuticos, prestadores de serviços, entre outros.

Além da inspeção, a Vigilância se ocupa da Educação Sanitária, orientando os profissionais desses estabelecimentos sobre como é possível reduzir os riscos nos serviços para que a população tenha uma assistência mais segura e com qualidade.

SEGURANÇA DO PACIENTE – A Segurança do Paciente é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a “redução do risco de danos desnecessários relacionados aos cuidados de saúde para um mínimo aceitável”. O foco é a prevenção de eventos adversos.

Durante as vistorias, as equipes avaliam as práticas de Biossegurança, como higienização das mãos em serviços de saúde, prevenção de contaminação cruzada, práticas de uso do Equipamentos de Proteção Individual – EPI, destinação adequada de resíduos hospitalares, além de higienização dos ambientes e equipamentos.

PREVENÇÃO À COVID – Além dessas práticas, os profissionais também estão atentos aos cuidados necessários ao protocolo sanitário de controle da Covid-19, que incluem distanciamento físico, uso de máscara, uso de luvas, demarcações, agendamento de usuários e clientes.

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