O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saúde
  • Vigilância Sanitária informa proibição de azeites impróprios ao consumo

Vigilância Sanitária informa proibição de azeites impróprios ao consumo

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipes da Vigilância vistoriaram estabelecimentos e alertaram comerciantes
Publicada em: 21 de dezembro de 2021 - 10h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipes da Vigilância vistoriaram estabelecimentos e alertaram comerciantes Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária de Rio das Ostras vem realizando ações nos supermercados para proibição de venda de azeites impróprios ao consumo. A iniciativa aconteceu por orientação da Superintendência de Vigilância do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As marcas estão listadas abaixo.

Segundo os órgãos sanitários, foram identificadas no Brasil 24 marcas comercializadas irregularmente, uma delas com a participação da Vigilância Sanitária do Município, que realizou coleta e, após análise do produto pelo laboratório oficial, constatou-se que se tratava de mistura de óleos vegetais.

As irregularidades mais frequentes foram fraudes, adulterações, sem registro no Ministério, além de produtos clandestinos, contrabandeados.

A ação da Vigilância, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, teve o objetivo de vistoriar, retirar e inutilizar as Marcas Monsanto e Quinta da Beira, em cumprimento à legislação Sanitária Estadual.

Quanto às outras marcas, a Vigilância notificou os comerciantes sobre as irregularidades e retirada de venda, para que o consumidor não seja enganado.

A procura por azeite de oliva extra virgem é alta, especialmente nesse período das festas de fim de ano. O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado.

“Além do recolhimento, é dever da Vigilância também alertar a população para que não consuma os produtos considerados fora dos critérios de conformidade”, explica Robson Soares, chefe de Divisão de Serviços de Alimentação do Município.

A ação da Vigilância Sanitária de Rio das Ostras seguiu as portarias da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado, que determinou medida de interesse sanitário a apreensão, inutilização, interdição e suspensão de venda e uso de todos os lotes dos produtos citados.

VIGILÂNCIA – As equipes de Vigilância Sanitária alertam aos consumidores que não comprem os azeites dessas marcas e aos supermercados que não exponham esses produtos à venda. Os estabelecimentos que comercializarem esses itens vão se responsabilizar pela irregularidade e responder perante o Ministério, sujeitos a multas, e também poderão ser penalizados pela Vigilância Sanitária Municipal. Mais orientações podem ser obtidas pelo e-mail vigilanciasanitaria.ro@gmail.com

Lista de marcas irregulares interceptadas no mercado em 2021:

1. Alcazar
2. Alentejano
3. Anna
4. Barcelona
5. Barcelona Vitrais
6. Castelo dos Mouros
7. Coroa Real
8. Da Oliva
9. Del Toro
10. Do Chefe
11. Épico
12. Fazenda Herdade
13. Figueira da Foz
14. llha da Madeira
15. Monsanto
16. Monte Ruivo
17. Porto Galo
18. Porto Real
19. Quinta da Beira
20. Quinta da Regaleira
21. Torre Galiza
22. Tradição
23. Tradição Brasileira
24. Valle Viejo

Pesquisa no Portal