• Saúde

Vigilância Sanitária orientou sobre protocolos e cuidados durante visitação aos cemitérios

A Vigilância Sanitária também atuou antes e durante a feira de descontos
Publicada em: 4 de novembro de 2021 - 13h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou uma ação de orientação dos protocolos sanitários nos cemitérios Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária também atuou antes e durante a feira de descontos Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio das equipes da Vigilância Sanitária, realizou no domingo, 31 de outubro, e na segunda-feira, 1 de novembro, véspera do feriado de Dia dos Finados, uma ação de orientação dos protocolos sanitários contra a Covid-19 em todos os cemitérios municipais.

Os gestores responsáveis pelos locais foram instruídos sobre o Decreto Municipal nº 2683/2020, que esclarece sobre as medidas temporárias e emergenciais na visitação aos cemitérios, visando a prevenção ao coronavírus.

Dentre as medidas, estavam o uso obrigatório de máscaras, a higienização das mãos na entrada e na saída com álcool em gel 70% e o distanciamento social entre as pessoas de, no mínimo, 1,5 metros. As recomendações sobre os procedimentos a serem obedecidos durante a visitação foram divulgados por meio de cartazes colocados na entrada dos cemitérios.

Outlet – A Vigilância Sanitária também atuou antes e durante a feira de descontos. Antes do evento ser aberto ao público, a Vigilância Sanitária esteve realizando a inspeção sanitária orientativa nos stands de alimentação da feira. Foram dadas orientações aos organizadores sobre as instalações de banheiros químicos em número suficiente e de sistema alternativo de água nas barracas com manipulação de alimentos. A equipe também indicou a obrigatoriedade de uniforme completo de cor clara para manipuladores de alimentos e de gelo filtrado e fabricado com água potável para consumo, entre outras medidas que resguardam a saúde da população.

Sobre as medidas de contenção a Covid-19, a equipe realizou a orientação sobre o uso obrigatório de máscaras, fundamentado no Decreto Municipal nº 2518/2020.

No domingo, dia 31 de outubro, a equipe voltou ao evento para averiguar se as indicações foram realizadas.