Visitas guiadas ao Teatro Popular incentivam a formação de plateia

• Foto: Gabriel Sales
    Alunos conversaram com atores na visita guiada depois de apresentação de "A Árvore da Praia"
  • Foto: Gabriel Sales
Publicada em: 12 de Março de 2020 - 15h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Acompanhar a preparação dos atores no camarim, ver como funciona a iluminação e sonorização dos espetáculos e ainda subir ao palco. Depois de vivenciar essa rica experiência, os alunos que participaram da primeira visita guiada ao Teatro Popular de Rio das Ostras ainda assistiram à peça “A Árvore da Praia”. O projeto teve início nesta quarta-feira, dia 11, e prossegue até outubro.

Desenvolvida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, a iniciativa faz parte do projeto “Vá ao Teatro e me chame”, que vai promover a formação de plateia. A visitação é aberta a estudantes das redes públicas e privadas de todos os segmentos e também a grupos diversos de, no mínimo, 10 pessoas.

A visita começa na Biblioteca Pública, que fica no primeiro piso, no mesmo prédio do Teatro Popular. Na manhã desta quarta, acompanhados de uma atriz que atuou também como guia, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) puderam ver um pouco do acervo de livros e saber como se associar à biblioteca.

VALORIZAÇÃO DA ARTE – Segundo Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a visita guiada atende a um importante objetivo da autarquia, que é a formação de plateia. “Com o projeto, podemos levar um público diversificado, de crianças pequenas a adultos, muitos deles que ainda não têm o hábito de frequentar o teatro, a entender o seu funcionamento”, explicou.

“Essas visitas guiadas possibilitam que se conheça os bastidores e também o trabalho dos técnicos, atores e todos que colocam os espetáculos em cena. É importante criar o hábito de frequentar o teatro e promover a valorização do artista e outros profissionais que chegam muito antes da cortina se abrir, se preparam, ensaiam e garantem que a magia do teatro permaneça viva”, completou Cristiane Régis.

O projeto está dando uma oportunidade de trabalho para os profissionais das artes cênicas, como explica Carlos Henrique Pimentel, superintendente de Políticas Públicas da Fundação Rio das Ostras de Cultura. “A apresentação da peça “A Árvore da Praia” na visita guiada ao Teatro Popular e o projeto “Um Dia no Museu”, que acontece na Casa de Cultura, estão envolvendo 17 atores da Cidade. Esses artistas, inclusive, tem a nossa autorização para levar os dois espetáculos para escolas e outros espaços, possibilitando a geração de renda”, afirmou.

MOMENTO DE EMOÇÃO – Para o grupo de cerca de 25 alunos do Imero que participou da visita guiada ao teatro e à biblioteca, esse foi um momento de grande emoção. Metade dos participantes nunca havia estado nesse espaço cênico, como era o caso de Keven Barreto, de 9 anos. “Gostei muito de assistir à peça e conversar com os atores. Vou pedir aos meus pais para voltar outras vezes”, garantiu.

A professora Denise David, que acompanhou os alunos do Imero, acredita que o aprendizado proporcionado com a visita vai enriquecer o trabalho em sala de aula. “Como estamos nos aproximando do aniversário da Cidade, temos falado da nossa história e cultura. E o espetáculo que assistiram aqui tratou justamente de acontecimentos e personagens riostrenses”, destacou.

Apresentado durante as visitas, “A Árvore da Praia” é um espetáculo histórico, já que inaugurou o Teatro Popular em outubro de 2003. Construída com um texto versado, a peça fala da Figueira Centenária, localizada na orla do Centro, e reúne “causos” que aconteceram em seu entorno. Cinco atores desempenham várias personagens de maneira leve e divertida na peça, levando o público a imergir na memória da Cidade.

Seguindo a estética cordelista, a peça apresenta ainda a história de amor entre uma moradora local, Maria Letícia, e o Príncipe Maximilian Wied-Neuwied, naturalista alemão que visitou a antiga vila durante suas pesquisas no litoral brasileiro.

AGENDAMENTO – As visitas guiadas ao Teatro Popular de Rio das Ostras acontecem todas às quarta-feira em quatro diferentes horários: 8h30, 10h, 14h e 15h. Podem participar grupos de 10 a 50 pessoas. Os visitantes conhecem a Biblioteca Pública Municipal e em seguida têm acesso aos camarins, sala técnica (iluminação e som) e bilheteria, além de assistir ao espetáculo “A Árvore da Praia”, conversando ainda com os atores.

Cada visita tem, aproximadamente, uma hora de duração. Para as escolas da Rede Municipal, o agendamento deve ser feito por meio da Secretaria de Educação. Já as instituições particulares e outros grupos podem ligar para a Fundação Rio das Ostras de Cultura pelo telefone (22) 2764-7676, de segunda a sexta, de 9h às 18h.

Alunos conversaram com atores na visita guiada depois de apresentação de “A Árvore da Praia” Foto: Gabriel Sales
O aluno Keven, primeiro à direita, ao lado da professora Denise, viveu a emoção de ir pela primeira vez ao teatro Foto: Gabriel Sales
Na visita ao camarim, os alunos acompanharam a preparação dos atores antes de entrar em cena Foto: Gabriel Sales
A visita guiada começou na Biblioteca Pública, que funciona no primeiro andar do Teatro Popular Foto: Gabriel Sales