Vox Sambou leva ritmos variados em projeto de arte na comunidade

• Foto: Gabriel Sales
    Cantor e banda interagiram com público durante show no projeto Na Rua - Arte na Comunidade
    Onda de Sopro Big Band abriu o Na Rua no sábado, 31 de agosto
    Arte de circo com a Cia O Entrupinado animou a tarde de domingo no Âncora
    A Cia de Dança de Rio das Ostras levou a balé para o Âncora
    Grupo de Percussão de alunos da Rede Municipal de Educação agitaram o Na Rua
    Cinema para Todos fez sua estreia no projeto Arte na Rua no domingo
Publicada em: 2 de setembro de 2019 - 11h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Era pouco mais das 21h quando Vox Sambou subiu ao palco do “Na Rua – Arte na Comunidade”, que aconteceu no Âncora, em Rio das Ostras. Imediatamente o público se aproximou e participou, com muito envolvimento e animação, das quase duas horas de show do haitiano, que mostrou sua diversidade musical de forma performática, fechando a noite do evento no sábado, 31 de agosto.

O “Na Rua – Arte na Comunidade” é um evento da Fundação Rio das Ostras de Cultura que, em sua primeira edição, contou com a parceria do Coletivo Paratados. Durante dois dias, sábado, 31, e domingo, 1º de setembro, o projeto levou apresentações artísticas para o Âncora, valorizando os talentos locais e promovendo a cultura de paz.

SHOW – Entre os ritmos apresentados por Vox Sambou estavam o hip hop com afrobeat, grooves latinos e batidas de reggae e, claro, os elementos peculiares da música haitiana. Letras cantadas em criolo, francês, inglês, espanhol e português provaram, mais uma vez, o trabalho diversificado do Sambou, que repetiu o sucesso do show apresentado na última edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

No palco, Voz Sambou interagia a todo o momento com sua banda, formada por haitianos, brasileiros e um canadense que tocavam teclado, guitarra, contrabaixo, bateria e saxofone. As banking vocals, que ora alternavam com a voz principal, eram um destaque à parte.

Conversando com o público em português, o cantor não economizou mensagens de paz e solidariedade. A Amazônia, o respeito a diversidade e combate ao preconceito estavam entre os destaques das palavras do músico.

“Amo o Brasil. Amei voltar aqui. Vamos juntos cantar, dançar e se divertir para que nossa união tire do nosso meio todo e qualquer tipo de preconceito. Não ao racismo! Obrigado Rio das Ostras por nos trazer de volta”, disse o cantor.

Convidada pelo Vox Sambou, a cantora riostrense Micha Devellard representou a música local cantando “Opinião”, do compositor Zé Keti. “Essa canção diz muito do que eu acredito como artista. Quando ele me chamou ali meio de improviso, eu fiquei muito emocionada. Eu não sabia que era este samba. Não acreditei quando soube”, relatou.

PROJETO – Para a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Régis, a arte dentro da comunidade é fundamental para formar plateia. “É a oportunidade de ver os artistas daquela região se apresentarem, além de levar novas possibilidades artísticas para nossas localidades, com músicas que fogem do dia a dia da população. Dessa forma a gente contribui na formação de público, tanto para o nosso festival de Jazz & Blues quanto para a programação de nosso Teatro Popular. Este evento tem a forte proposta de promover a cultura de paz na Cidade”, explicou.

Eliane Passos, moradora do Âncora há 11 anos, disse nunca ter participado de um evento tão democrático. “Sempre que tem alguma coisa legal, a gente tem que sair de casa e ir para longe ver as apresentações. Fiquei emocionada de assistir o Vox e os meninos aqui da comunidade neste evento lindo. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – Durante o sábado, 31, o público prestigiou a Onda de Sopro Big Band e o Coral Som da Pessoa, a orquestra de berimbau, rodas de capoeiras e DJs com MCs do bairro, com o projeto Hip Hop Salva Vidas. No domingo, 1°, pela manhã, houve as falácias literárias, roda de samba com feijoada, Cia de Dança da Onda – Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, arte de circo com a Cia O Entrupinado, e uma exibição de filme que deu início ao projeto “Cinema para Todos”, com “A Batalha do Passinho”.

O palco do Projeto “Na Rua – Arte na Comunidade” ficou pequeno para os 30 percussionistas que se apresentaram na tarde deste domingo no Âncora. A plateia cantou e dançou no ritmo dos tambores e tamborins com canções consagradas de Milton Nascimento e Tom Jobim.

“O resultado foi muito bom porque tivemos pouco tempo de ensaio. O que valeu a pena foi ver o brilho no olhar. A música ajuda na disciplina, no raciocínio lógico, no trabalho em grupo e na generosidade”, contou o regente e professor Walter Costa.

Cantor e banda interagiram com público durante show no projeto Na Rua – Arte na Comunidade Foto: Gabriel Sales
Moradores do Âncora e de outras localidades da Cidade compareceram ao show do Vox Sambou Foto: Gabriel Sales
Letras cantadas em criolo, francês, inglês, espanhol e português provaram, mais uma vez, o trabalho diversificado do Sambou Foto: Gabriel Sales
Onda de Sopro Big Band abriu o Na Rua no sábado, 31 de agosto Foto: Gabriel Sales