Xadrez estimula aprendizado de alunos da Cidade
Publicada em: 25 de Maio de 2016 - 09h33 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO jogo de xadrez tem sido uma ferramenta adotada pela direção da Escola Municipal Cidade Praiana, em Rio das Ostras, para melhorar o aprendizado dos alunos. Além de proporcionar diversão, a atividade estimula o raciocínio lógico, o bom comportamento, a frequência e o rendimento escolar. A cada dia, o Projeto Xadrez atrai mais estudantes. No último final de semana, a escola reuniu 40 competidores no primeiro torneio deste ano.
A atividade já era desenvolvida na escola antes, porém, no ano passado, virou um projeto, com critérios e objetivos. O Projeto Xadrez já reúne cerca de 200 alunos que participam de competições internas.
“O xadrez era uma atividade recreativa desenvolvida na escola há alguns anos e, como vimos que vinha atraindo mais alunos, resolvemos aproveitar a ideia, fazer adequações e transformar em um projeto, com regras, critérios e premiações. Com o projeto, além de buscar oferecer mais uma atração para os alunos, trazemos a comunidade para mais próximo da escola. O resultado tem sido muito positivo”, explicou o diretor da unidade escolar, Alan Silva.
Aluno do 7º ano, Yuri Borges, 13 anos, foi o campeão desta etapa. “Eu comecei a jogar xadrez há quase 5 anos, aqui na escola, e ao longo desse tempo já participei de quatro competições. Sempre fico entre os três primeiros colocados. Depois que comecei a jogar xadrez, meu comportamento melhorou bastante e também meu aprendizado, principalmente nas aulas de matemática”.
No ano passado, a escola ficou em terceiro lugar na competição de Xadrez nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, que reuniu colégios de vários municípios.
Os alunos Luiz Fernando Souza Andrade, 11 anos, Fabrício do Carmo Vieira, 15 anos, Luís Fernando Terra Gomes, 13 anos e Nathan Pinheiro Souza, 10 anos, também trocaram as partidas de futebol pelo tabuleiro de xadrez. Duas vezes por semana, eles voltam para a escola no contraturno para treinar, sob a orientação do professor Anderson Alves Morgado.
TRICAMPEÃO – Gabriel Monteiro de Luna, 9 anos, do 4 o ano, também participa das aulas de xadrez, duas vezes por semana, há dois anos e já conquistou o tricampeonato na sua faixa de idade. “Eu sempre gostei de jogos e, depois de ver os colegas praticando, me interessei e acabei trocando o jogos eletrônicos pelo tabuleiro de xadrez”, contou Gabriel.
Para os pais de Gabriel, Mônica Oliveira e Adriano Batista, o xadrez foi uma grande ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno.
Os estudantes estão agora treinando para os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, que estão previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, reunindo alunos de várias cidades.