ZEN inspira outros distritos industriais

Publicada em: 11 de Maio de 2023 - 16h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Com pouco mais de 20 anos, o Distrito Industrial Municipal – Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras inspira outras cidades, que reconhecem o case de sucesso desta iniciativa da Prefeitura

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira, foi convidada pela prefeitura de Saquarema para apresentar a ZEN no Seminário Saquarema 2030, uma das ações em comemoração aos 182 anos da Cidade, na última quarta-feira, 10 de maio.

Ficamos muito felizes em ser reconhecidos por outros municípios pela administração exitosa da ZEN. Apresentei nosso trabalho para diversas autoridades da região e representantes do Governo do Estado, que demonstraram interesse em estar mais perto de nós para incrementar ainda mais o crescimento da Zona Especial”, contou a secretária Aurora Siqueira.

A Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras foi criada para fomentar novos investimentos no município e desenvolver setores como tecnologia, serviços, turismo e comércio. A Prefeitura oferece incentivos fiscais para que novos empreendimentos se instalam na área e assim gerem oportunidades de empregos para os munícipes e aumento da arrecadação.

As empresas interessadas em se instalar na ZEN podem se inscrever por meio de Chamadas Públicas lançadas pela Administração Municipal a fim de ocupar áreas livres.

Nestes últimos cinco anos, a Prefeitura de Rio das Ostras fez um trabalho responsável de reincorporação de áreas ao patrimônio público e 14 áreas improdutivas já estão com novas empresas em funcionamento ou em fase de implantação. Quatro outras estão em processo de reintegração de posse.

Na primeira Chamada Pública deste ano, a Prefeitura disponibilizou oito áreas, totalizando 45.899,40 m² e 26 empresas manifestaram o interesse de se instalar no ZEN. O número de empresas querendo se estabelecer em Rio das Ostras vem crescendo nestes últimos anos também, quase duplicou nas últimas ofertas de áreas.

A Zona Especial é responsável por cerca de 80% da arrecadação de ISS de Rio das Ostras e os números não param de crescem. “Nos últimos três anos, mesmo enfrentando uma pandemia, a arrecadação aumentou em 150%. Isso é fruto de um trabalho sério, transparente, que vem atraindo a atenção de novos investidores”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lara Velho, responsável pela gestão municipal da ZEN.

Aurora Siqueira ao lado de Graziela Gomes, diretora de Desenvolvimento Econômico de Saquarema, e Paula Azem, secretária de Desenvolvimento Econômico de Saquarema Foto: Divulgação
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira, foi convidada para apresentar a ZEN no Seminário Saquarema 2030 Foto: Divulgação