Conferência de Assistência Social é realizada em formato híbrido
Publicada em: 20 de agosto de 2021 - 18h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Rio das Ostras realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social nesta sexta-feira, dia 20 de agosto. Devido à pandemia, o evento foi no formato híbrido, com alguns participantes reunidos em quatro polos assistindo à transmissão por telões e outros acompanhando de forma virtual. O tema abordado foi “Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.
No auditório da Secretaria de Educação ficaram os participantes da mesa de abertura, comissão organizadora e técnicos. Em todos os espaços, o número de pessoas foi limitado, seguindo os protocolos sanitários. O tema da conferência foi apresentado por Herculis Toledo, representante do Conselho de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro.
Participaram da mesa de abertura o vice-prefeito Luiz Ferraz, representando o prefeito Marcelino Borba, a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, a subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Carlos Vinícius Côrtes Penha e o usuário de assistência social Rubens da Silva. A primeira-dama Adriana Borba também esteve presente.
Na abertura, a secretária Eliara Fialho fez um amplo agradecimento a todos os que possibilitaram a realização da conferência. Lembrando dos problemas que se ampliaram na pandemia, destacou que o compromisso da pasta “é direcionado a vocês, usuários, para que juntos possamos enfrentar as situações e dificuldades impostas pela vida e pela sociedade”.
Em seguida, Eliara falou da importância das políticas públicas do setor para a garantia de direitos da população, apresentou um balanço das ações realizadas pela pasta nos últimos três anos e dos projetos futuros, como a implantação da Instituição de Longa Permanência para os Idosos e o Projeto Geração Aprendiz, com bolsa-auxílio para adolescentes.
Entre os avanços citados pela secretária estão os seguintes: implantações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência; aquisição de imóvel próprio para a Casa do Sorriso, destinada à população em situação de rua; retorno dos benefícios para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiência; criação do Benefício Social Familiar; início de projetos como Sorrir na Melhor Idade e Alfabetização na Maturidade; abertura do Centro Integrado Aprendiz do Futuro, para crianças e adolescentes; ações para erradicar o sub-registro e promover a identificação civil.
Um balanço do biênio 2020-2021 do Conselho Municipal de Assistência Social que, entre outras ações, possibilitou a distribuição do kit de limpeza e do kit de enxoval para gestantes, foi apresentado na Conferência. Após a leitura e aprovação do regimento interno e da palestra, os relatores dos cinco eixos temáticos informaram as propostas dos grupos de trabalhos apontadas nas pré-conferências. Foram aprovadas 29 propostas, entre as 36 apresentadas, que vão fazer parte do relatório que será encaminhado para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.
Os participantes da Conferência puderam votar pelo chat da transmissão ou na plenária do auditório da Secretaria de Educação. Os polos presenciais, que assistiram a transmissão pelo telão, estavam localizados na Região Norte – Igreja Batista; Região Central – Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel; Região Sul – Escola Municipal Maria Teixeira de Paula e Rocha Leão – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Rocha Leão.
DELEGADOS – Rio das Ostras participa da Conferência Estadual com oito delegados, sendo 50% deles indicados pela gestão municipal e 50% oriundos da sociedade civil. Durante a Conferência Municipal foram eleitos os que representam os usuários da assistência social.
Conheça os delegados: Representação governamental – Titulares: Rosimere Forte, Giselly Leão, Rosimara Valadares e Carlos Vinícius Côrtes Penha. Suplentes: Sônia Lopes, Rogéria Crespo, Jeane Félix e Fabiano Rodrigues da Costa. Representação não governamental – Usuários – Titulares: Jaiza Pereira da Cruz (CRAS Norte) e Marta Elizabeth (CRAS Rocha Leão). Suplentes – Rubens da Silva (CRAS Central) e Wanderson da Silva (CRAS Rocha Leão). Representação não governamental – entidades – Titulares: Clécia Nascimento (Fundação Joanna de Ângelis) e Raimundo Freire dos Santos Filho (Paróquia Nossa Senhora da Conceição). Suplentes – Rita de Cássia Carvalho Correia (Fundação Joanna Ângelis) e Angel Morote (Futebol de Amputados de Rio das Ostras – Faro).


