O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Parque de diversões passa por fiscalização

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Os fiscais verificaram as documentações e as licenças de autorização para funcionamento do parque
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Denúncias relataram um incidente ocorrido no dia 28, onde supostamente um brinquedo havia apresentado defeito
Publicada em: 29 de dezembro de 2022 - 16h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os fiscais verificaram as documentações e as licenças de autorização para funcionamento do parque Foto: Divulgação
Denúncias relataram um incidente ocorrido no dia 28, onde supostamente um brinquedo havia apresentado defeito Foto: Divulgação

Durante visita com a participação de representante do Crea-RJ foram encontradas irregularidades

Uma equipe formada por técnicos do Procon, Defesa Civil e Coordenadoria Geral de Fiscalização de Postura (Comfis) de Rio das Ostras fez uma vistoria nesta quinta, dia 29, no parque de diversões instalado no Jardim Mariléa.

A visita teve o objetivo de averiguar denúncias de um incidente ocorrido no dia 28, quando, supostamente, um brinquedo colocou em risco a segurança de um usuário.
Na vistoria, que contou com a participação de representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), os fiscais encontraram algumas irregularidades e o parque foi notificado.

O empreendimento tinha alvará de funcionamento da Prefeitura, uma vez que  havia apresentado todos os laudos técnicos de mecânica, engenharia, elétrica, segurança, química sanitária e Bombeiros.

Durante a visita, os fiscais verificaram todas as documentações e as licenças de autorização para funcionamento do parque. Entre as irregularidades encontradas estão a ausência de informações de segurança no brinquedo Kamikaze, falta de manutenção e de cinto de segurança em alguns carrinhos da Autopista (bate-bate) e falha de funcionamento no Happy Mountain.

Os fiscais do Procon também identificaram que a parte elétrica ligada ao gerador, que alimenta os equipamentos, encontrava-se com livre acesso, o que poderia ocasionar um acidente. O responsável pelo parque foi orientado a cercar esta área.

Após receber a notificação, o proprietário terá um prazo para responder sobre o incidente ocorrido no local, apresentando um relatório técnico, e regularizar as falhas apontadas pelos fiscais.

IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO – O coordenador executivo do Procon, Rafael Macabu, lembrou a importância dos usuários dos parques de diversão estarem atentos a qualquer possível falha de segurança nos equipamentos. “Pedimos aos consumidores que fiquem muitos alertos e observem as condições dos brinquedos no ato de funcionamento e se atentem aos sinais de falta de manutenção”, completa o coordenador do órgão.

Em casos de dúvidas, os consumidores e usuários podem entrar em contato com o Procon Rio das Ostras (e-mail faleprocon@gmail.com ou telefone 22 2771-6581) e os demais órgãos fiscalizadores, como Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura – Comfis (22 2760-6891), Defesa Civil (199 e 22 2760-8394), Corpo de Bombeiros e o Crea-RJ.

 

Pesquisa no Portal