Município promove caminhada pela proteção de crianças e adolescentes
Publicada em: 15 de Maio de 2025 - 16h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento faz parte do Maio Laranja, movimento que conscientiza sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
Com o objetivo de ampliar o combate ao abuso sexual e à exploração de crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, junto da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), promove no próximo domingo, dia 18, a Caminhada de Prevenção “Faça Bonito”. A concentração da atividade será na Praça Amaro Macabu, na Extensão do Bosque, a partir das 9 horas.
A iniciativa faz parte da Campanha Maio Laranja, criada para dar visibilidade ao 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Além da Caminhada, o evento vai contar com oficinas, palestras e estandes da Saúde, do Conselho Tutelar, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), do Programa SOS Criança Desaparecida e do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA). A previsão é de que a atividade ocorra até às 13 horas.
O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, lembra que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. “A Secretaria Municipal de Assistência Social além de seus equipamentos de atendimento à demanda, vem intensificando campanhas e ações que favoreçam a proteção de nossas crianças e adolescentes em Rio das Ostras. Temos um governo comprometido com nossa Cidade”, observou.
DATA – O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9970/00 e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos das Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou vários municípios, entre eles Rio das Ostras.
Em 1973, nesta mesma data, um crime bárbaro chocou o Brasil. O chamado “Caso Araceli”, em Vitória, no Espírito Santo, teve repercussão nacional. A criança, de apenas 8 anos de idade, teve seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime até hoje está impune.
PROGRAMAÇÃO:
- Palestra Infantil “Toque do bem e toque do mal”
- Palestra Juvenil “Eu me protejo – Crianças informadas e crianças protegidas”
- Oficinas de Desenhos, teatro e contação de histórias
- Palestra informativa “Como identificar sinais de abuso e como agir”
- Roda de Conversa com responsáveis e adultos com tema “A proteção das crianças e dos adolescentes é responsabilidade de todos”