O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Rio das Ostras instala sinalização com foco na inclusão e acessibilidade

Rio das Ostras instala sinalização com foco na inclusão e acessibilidade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Instalação atende à Lei Federal nº 15.249, sancionada em 3 de novembro de 2025.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Instalação foi promovida por profissionais da coordenação de Educação Inclusiva.
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Placas tornam a inclusão e a acessibilidade uma realidade no Município.
Publicada em: 1 de dezembro de 2025 - 14h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Instalação atende à Lei Federal nº 15.249, sancionada em 3 de novembro de 2025. Foto: Divulgação
Instalação foi promovida por profissionais da coordenação de Educação Inclusiva. Foto: Divulgação
Placas tornam a inclusão e a acessibilidade uma realidade no Município. Foto: Divulgação

Praças ganharam placas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, voltadas para pessoas com autismo, deficiência intelectual, entre outras condições específicas

Rio das Ostras efetiva mais uma ação de incentivo à inclusão. O Município, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, instalou nova Placa de Comunicação Aumentativa e Alternativa na Praça da Baleia, em Costazul. Com a implantação do material, a Cidade soma três dispositivos que ampliam a acessibilidade, a compreensão e a autonomia em espaços públicos para pessoas com dificuldades de comunicação.

Além da Praça da Baleia, as placas de Comunicação Aumentativa e Alternativa estão instaladas na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque. Todos os locais recebem grande fluxo de moradores e turistas, tornando a inclusão e a acessibilidade uma realidade no Município.

As imagens das placas representam palavras e ações, permitindo que pessoas com autismo, paralisia cerebral, deficiência intelectual ou outras condições de comunicação possam expressar ideias e acessar serviços públicos. A instalação atende à Lei Federal nº 15.249, sancionada em 3 de novembro de 2025.

A instalação dos dispositivos foi promovida por profissionais da coordenação de Educação Inclusiva, por meio de projetos desenvolvidos pelas professoras Zuleika Zanuzzio e Gisele Costa.

“Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam se orientar, se comunicar, participar e usufruir plenamente dos espaços públicos. A comunicação é um direito fundamental e, atualmente, damos mais um passo importante para torná-la verdadeiramente universal. Seguiremos adotando práticas inclusivas, promovendo dignidade, autonomia e cidadania para todos”, destacou a coordenadora da Educação Inclusiva, Luana Soares.

Pesquisa no Portal