Roda de Conversa Virtual reflete contra a violência da pessoa idosa
Publicada em: 28 de junho de 2021 - 12h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Reunião virtual aconteceu nesta sexta, 25, com grupo de Saúde do Âncora. Dia 15 de junho marca a luta este tipo de violência
Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que passou a ser todo dia 15 de junho. O Conselho Municipal do Direito do Idoso de Rio das Ostras realizou uma Roda de Conversa sobre como combater a violência contra este público. A reunião aconteceu na tarde desta sexta, dia 25, com a presença da Assistente Social e diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Giselly Leão; e o Assistente Social da equipe do idoso, Rui Junio Fonseca dos Santos.
A Roda de Conversa teve a participação de membros do Conselho, Idosos e representantes da sociedade civil. O objetivo do encontro foi apresentar os serviços e a porta de entrada de denúncia de pessoas idosas que sofrem qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica, emocional, entre outras.
Em Rio das Ostras, o Creas é uma destas portas de entrada. “Este assunto está aí na sociedade e precisamos orientar os idosos e a população em geral para que haja a denúncia. Existe uma rede de acolhimento na Cidade e quanto mais pessoas denunciarem, menos agressões vão acontecer”, relatou Giselly Leão.
Com esta Roda de Conversa se cria uma consciência local sobre a existência da violência contra a pessoa idosa em Rio das Ostras. O encontro colaborou para disseminar a ideia de que não é normal aceitar este tipo de agressão. No dia a dia, o Município desenvolve políticas afinadas na erradicação deste crime, oferecendo canais de denúncias e fortalecendo a rede de prevenção a esse público.
DENÚNCIAS – Em Rio das Ostras, existem dois canais de denúncia para os casos de maus-tratos a idosos. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) qualquer cidadão pode denunciar pelo telefone (22) 2771-6409, ou pessoalmente na Rua Araguaia, nº 150, no Balneário Remanso, das 8h às 17h, de segunda a sexta.
O outro espaço de denúncia é o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), que fica no Centro de Cidadania, Rua das Casuarinas, 595, Âncora, e funciona nos mesmos horários e dias do Creas. O telefone é (22) 2771-8942. Além disso, o munícipe pode utilizar o Disque 100.
Por meio dos telefones, é possível pedir ajuda diante de qualquer suspeita ou confirmação de violação de direitos, negligência, maus-tratos, violência física e psicológica praticados contra a pessoa idosa.


