Saae e Guarda Ambiental fiscalizam ligações clandestinas de esgoto
Publicada em: 3 de Fevereiro de 2026 - 17h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Dando continuidade às ações de combate às ligações clandestinas de esgoto, as equipes do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e o Departamento de Proteção Ambiental autuaram nesta terça-feira, dia 3, proprietários de várias residências na Rua Félix Pacheco e Ninah Silveira, na Enseada, por despejo irregular de esgoto. Após a autuação, os moradores terão um prazo para sanar o problema.
É importante ressaltar que as ligações clandestinas comprometem a balneabilidade e a qualidade das praias, rios, canais e córregos da Cidade, afetando diretamente a saúde pública e contribuindo para os alagamentos.
O trabalho de combate à ligação clandestina já ocorreu em quase todas localidades do Município. Somente no mês de Janeiro realizaram mais de 80 notificações de irregularidades, que foram autuadas e constatadas, dando prosseguimento à política de preservação ambiental e, principalmente, dos corpos hídricos.
De acordo com o presidente do SAAE, Maycon Prata, essas ações integram um conjunto de medidas da atual gestão para minimizar os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais, além da preservação dos corpos hídricos. “Estamos nas ruas para minimizar os problemas dos moradores, fiscalizar e orientar. A participação da população nas denúncias é muito importante e contribui demais com o nosso trabalho”, declarou Maycon.


