Adolescentes representam Rio das Ostras em Brasília

• Foto: divulgação
  • Foto: divulgação
Publicada em: 4 de Abril de 2024 - 14h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Adolescentes estão entre os participantes da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foto: divulgação
Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, discute impactos da pandemia e desafios futuros. Foto: divulgação

Duas jovens de Rio das Ostras, Ana Luiza Rodrigues e Mariana de Oliveira Ximendes, estão entre os participantes da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), realizada em Brasília. O evento, que acontece entre 2 e 4 de abril, reúne representantes de todo o País.

Ana Luiza, da Associação Égide.CT, e Mariana, do Projeto Geração Aprendiz, da Secretaria Municipal de Assistência Social, integram a delegação do Estado do Rio de Janeiro, ao lado das Conselheiras Anna Lucia Alves dos Santos Nascimento, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Mariana Cristina Gonçalves, do Conselho Tutelar de Rio das Ostras.

Organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC), a Conferência visa promover uma ampla mobilização social em todas as esferas, desde municipal até nacional.

TEMAS – Um dos principais focos do evento é a reflexão sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na vida das crianças, dos adolescentes e das famílias, além da identificação dos desafios que serão enfrentados no pós-pandemia. A definição de ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais também está em pauta, assim como a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pela rede de promoção, proteção e defesa dos direitos para o enfrentamento das violações.

Com a participação ativa de jovens como Ana Luiza e Mariana, a Conferência busca fortalecer o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas para o bem-estar e a proteção da infância e adolescência em todo o Brasil.