Prefeitura de Rio das Ostras resgata animal abandonado no Âncora

Égua permanece em tratamento e já consegue se alimentar e se locomover
Publicada em: 11 de setembro de 2018 - 17h33 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Após ser acionada pela população, a Prefeitura de Rio das Ostras resgatou nesta segunda-feira, dia 10, uma égua abandonada e doente, que foi encontrada em um terreno baldio, no Âncora. O animal recebeu assistência imediata da equipe do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal – PSA do município, para onde foi levado e segue em tratamento.

De acordo com o veterinário e coordenador do PSA, Ricardo Lima, a égua foi encontrada em estado de choque, bastante debilitada e com sinais de forte intoxicação. Depois de uma avaliação clínica, ela foi levada para a unidade e começou o tratamento com soro e medicação como antibióticos e antinflamatórios, apresentando uma melhora significativa.

“A égua, aos poucos, vai se recuperando. Já está se alimentando e conseguiu se locomover. O aviso da população foi muito importante, pois ela estava com quadro grave, sinais de intoxicação que poderiam afetar os rins e outros órgãos. Mas agora está recebendo os devidos cuidados aqui no PSA, seguindo com o tratamento e esperamos que em breve esteja totalmente recuperada”, destacou o veterinário.

Segundo Ricardo, o dono do animal ainda não foi encontrado.

Égua sendo alimentada
Égua permanece em tratamento e já consegue se alimentar e se locomover Foto: Divulgação

CRIME DE ABANDONO E MAUS TRATOS – Essa prática, mesmo com tantas campanhas contra, ainda há muita gente que comete esse tipo de crime, previsto pela Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Qualquer pessoa que testemunha abandono de animais domésticos ou exóticos pode fazer denúncia na delegacia mais próxima.

Caso o animal esteja abandonado em propriedade particular ou terreno baldio, por exemplo, como o caso da égua em Rio das Ostras, não precisa hesitar em invadir o local, pois a ação é amparada pela lei, pois a invasão para salvamento de um animal em perigo é considerada uma atitude de necessidade e, portanto, não há nenhum tipo de punição.