Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Logo do Procon Rio das Ostras

O Procon tem como principal objetivo assegurar ao consumidor ampla transparência nas negociações de compra. O órgão existe para garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, além de atuar de forma preventiva, com distribuição de cartilhas com os direitos do consumidor e orientação sobre as obrigações das empresas.

O atendimento é feito preferencialmente de modo presencial, uma vez que o contato direto com o consumidor é importante para apresentação das provas de sua reclamação. O Procon pode convocar o fornecedor de produtos e serviços a comparecer em audiência, com data e hora agendadas, tanto para a busca de acordo ou, se for o caso, prosseguimento do processo.

O Procon funciona no Centro de Cidadania, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no Âncora. O órgão de defesa do consumidor também disponibiliza o telefone 2771-6581 para mais informações.


Canais de Contato

Telefone


(22) 2771-6581

Whatsapp

CLICK E ENVIE SUA DENÚNCIA
(APENAS PARA DENÚNCIAS)

E-mail

procon@riodasostras.rj.gov.br
faleprocon@gmail.com

PREVINA-SE DOS GOLPES

Os criminosos utilizam uma foto da vítima como imagem de perfil do aplicativo em uma conta falsa do WhatsApp.
ALERTA: Desconfie de mensagens solicitando depósito e/ou transferências bancárias, e sempre que receber uma mensagem que gere qualquer tipo de desconfiança, tente checar a informação. Na dúvida ligue para a pessoa.
CAIU? Será necessário realizar um Boletim de Ocorrência na delegacia; no app, clique no campo “Dados do contato” e depois em “denunciar“; avise com urgência os familiares e conhecidos.

O boleto é enviado com o timbre do banco, porém o beneficiário não é o banco, mas um estelionatário ou empresa criada para fraude.
ALERTA: Antes de realizar qualquer pagamento, confira com o gerente do banco se o boleto é autêntico, confira quem é o beneficiário. Se o pedido é depósito em conta certifique-se no banco se aquela conta corrente é de fato do banco e para pagamento de dívidas.
CAIU? Caso tenha caído em um golpe assim, é preciso entrar em contato com a empresa ou banco que utilizou para pagar o boleto e registrar um boletim de ocorrência.

O cliente pode ser prejudicado ao não receber a mercadoria comprada ou o vendedor por não receber o pagamento.
ALERTA: Desconfie se o valor do produto está muito abaixo; pesquise sobre a loja online; verifique se há reclamações; evite acessar sites por links recebidos em mensagens.
CAIU? Entre em contato com a loja que efetuou a compra e com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão de crédito; procure uma das delegacias especializadas em cibercrimes para registrar um Boletim de Ocorrência.


Formulários e Reclamações



Abertura de Reclamação


Documentos necessários para abrir reclamação no PROCON: Identidade, CPF, Comprovante de residência (nome do titular). Toda comprobação a ser resolvido (duas cópias de cada documento).

Foto do Centro de Cidadania

Estamos situados na Rua das Casuarinas, nº 595, bairro Âncora


Centro de Cidadania



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